Quem vê um evento corporativo e não tem noção de como é trabalhar nessa área, pode até pensar que se trata de um trabalho de simples realização. No entanto, basta conversar com alguém que atue no ramo de eventos para termos uma noção de que essa tarefa não é nada fácil.

Para organizar um evento de sucesso é necessário ter certos cuidados e tomar determinadas atitudes preventivas para que tudo ocorra da melhor forma possível. Pensando em ajudá-lo, elaboramos uma série de dicas para organizar seu evento e torná-lo um sucesso. Confira a seguir:

1. Planeje com antecedência

Um evento não é algo que se faz de um dia para outro, é necessário que haja um planejamento estratégico minucioso para que nada saia errado. Por isso, muitos profissionais da área trabalham com prazos de até um ano para a organização de um evento empresarial.

É necessário que sejam criadas tabelas ou planos de ação para que o organizador saiba como está o andamento das atividades, depois de pontuar quem está responsável por cada passo desse processo, a fim de resolver com facilidade qualquer eventual problema.

2. Tenha um bom serviço de buffet

Para recepções, palestras, cursos ou qualquer outro tipo de evento empresarial, é fundamental que haja uma preocupação com o bem-estar dos convidados. Por esse motivo, deve-se oferecer bons alimentos no brunch ou coffee break, ou como aperitivo.

Uma ideia interessante é a contratação de um buffet que ofereça um cardápio personalizado de acordo com o perfil do público do evento, proporcionando assim um serviço completo no que se refere à alimentação.

3. Tenha cuidado com o cerimonial e o protocolo

Em um evento é essencial que se tenha um cuidado especial com o cerimonial e o protocolo. É muito importante, por exemplo, estar atento ao que rege a legislação no que se refere ao posicionamento de bandeiras e demais símbolos nacionais, ordem de precedência em discursos etc.

Além disso, o cerimonial também rege algumas normas de etiqueta que devem ser seguidas pela empresa ao receber pessoas de fora da organização.

4. Ouça o feedback dos convidados

Para organizar eventos cada vez melhores, é muito importante saber ouvir o feedback dos funcionários. Afinal, um detalhe que passou despercebido por você pode fazer muita diferença para seu público.

Uma ação que traz bastante retorno é deixar disponível no evento uma urna para que sejam depositados formulários com opiniões sobre a organização, ou enviar pesquisas por e-mail para os convidados manifestarem o que acharam sobre o evento.

5. Faça relatórios dos eventos

É sempre importante que, ao final de um evento, você faça um relatório de tudo aquilo que foi realizado. Escreva detalhadamente, desde as primeiras ideias até os feedbacks dos convidados.

Os relatórios são importantes para que você tenha uma espécie de guia para as próximas edições, bem como para deixar essa parte da história da empresa documentada.

Seguindo essas dicas para organizar seu evento, certamente você atingirá o sucesso que tanto almeja. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência conosco, deixe um comentário no espaço abaixo.