Para não ficar com as palmas das mãos suadas e os joelhos tremendo, em um evento de confraternização da empresa, aprenda com este artigo a interagir melhor com os executivos e os seus colegas de trabalho. As festas e os eventos sociais podem ser uma experiência muito positiva desde que você se sinta confiante (e não arrogante!). Aqui estão algumas dicas para se socializar melhor.
1. Seja um ouvinte ativo
Procure praticar a escuta ativa, que significa prestar atenção ao que está sendo dito pelos seus superiores, para que você possa aprender sobre assuntos e temas importantes para eles. A escuta ativa também ajuda a adicionar comentários relevantes e mostra ao grupo que você pode se envolver nas conversas de forma apropriada.
2. Concentre-se em semelhanças
Ao falar com outra pessoa, concentre-se nas semelhanças. Às vezes, quando estamos animados, começando a conhecer alguém, tendemos a fazer uma corrente de perguntas pontuais. A pessoa pode se sentir interrogada e desconfortável! Permita que ela também faça perguntas sobre você e lembre-se: cuidado ao fazer perguntas, seja sensível sobre o que é mais apropriado perguntar.
3. Siga o estilo francês de ser indireto
Os franceses são conhecidos por suas conversas sarcásticas misturadas com humor. O que podemos aprender com eles? A consciência de não ser intrusivo e dar respostas indiretas. Você pode escolher se deseja oferecer a informação ou apenas sorrir e dizer algo que não revele nada pontual.
Por exemplo, se alguém perguntar “Seu marido gosta de cozinhar?”, e você é solteira e/ou não tem namorado, pode apenas dizer, sorrindo: “Eu não sou casada, mas seria bom, um dia, ter um marido que goste de cozinhar!” Seja sempre discreto, você não perde nada com isso.
4. Pratique suas habilidades de conversação
Você pode se envolver em uma conversa mais facilmente se é um bom leitor. Leia sempre e muito! Saber o que está na mídia sobre a empresa, quais prêmios já ganhou recentemente e como está a concorrência mostra que você é um indivíduo que está conectado.
Não deixe de ler nenhuma mensagem de blog, de assistir aos vídeos do canal corporativo da empresa. Mais uma vez, esse conhecimento vai ajudá-lo a ser capaz de fazer perguntas relevantes e fazer comentários apropriados. Dispense falar sobre assuntos polêmicos ou dos quais você não tenha o menor domínio!
5. Relaxe, mas não muito
Essa pode ser a chance do seu chefe para chegar mais informalmente até você e conhecê-lo melhor, a fim de dar-lhe uma promoção ou responsabilidades adicionais. Seja você mesmo, mas não relaxe tanto a ponto de dizer ou fazer algo de que vai se arrepender amanhã. Vista-se adequadamente e seja respeitoso.
Controle a bebida alcoólica e coma algo antes de ir para o evento. Você nunca sabe quanta comida será servida e o que será servido, portanto não se arrisque a ser o único acumulando um monte de comida no prato. E, claro, comer de antemão ajudará a impedir que a primeira dose de bebida o afete muito.
6. Esteja mentalmente preparado para falar com o CEO em uma confraternização
Em grandes empresas, o CEO não conhece o nome e o rosto de todos. Se ele aparecer em uma confraternização e vocês tiverem a oportunidade de conversar, é natural que você se sinta intimidado, mas não é o momento de ser tímido! Seja confiante e estenda a mão, apresente-se, diga o seu cargo e departamento.
Sempre tenha em mente três coisas em que esteja trabalhando. Dessa forma, se o CEO quiser se envolver na conversa e perguntar “O que há de novo no seu departamento?”, você será capaz de se comunicar de forma clara. Pode dizer: “Na semana passada, a nossa equipe obteve uma nova conta de uma mineradora” ou “Estou preparando uma apresentação para um escritório de advocacia de São Paulo que está interessado em nossos serviços”.
Sua confiança e iniciativa garantirão ao CEO e aos seus superiores que você foi uma boa contratação! Desde que se sinta confortável em sua própria pele, sua presença em uma confraternização da empresa será marcante e significativa.
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