Já foi o tempo em que coffee break era sinônimo de salgadinhos engordurados, frituras e canapés altamente calóricos, além de refrigerantes e outros alimentos de baixo valor nutricional. Hoje em dia, as empresas buscam, cada vez mais, preparações saudáveis para eventos.

O coffee break, além de ser aguardado por motivos óbvios, uma pausa para a mente e um momento de socialização, também é esperado pelos profissionais como uma forma de repor as suas energias com saúde.

E se você acha que um evento mais saudável é também uma ocasião mais cara, isso também está mudando. Veja, a seguir, 6 dicas que podem ajudar você a escolher o cardápio e decidir sem erros na hora de montar preparações saudáveis para eventos.

1. As pessoas buscam hábitos mais saudáveis

Quando servimos um cardápio balanceado e nutritivo em um evento, além de demonstrar modernidade, mostramos claramente um cuidado maior com os participantes. Bem-estar, sabor e bons negócios podem andar juntos e serem servidos no mesmo prato.

2. Pela manhã, ofereça leveza

Você pode escolher entre duas opções de horário para um evento empresarial feito no período da manhã: no primeiro horário, logo na chegada dos participantes, ou no intervalo entre a primeira e segunda palestras, por exemplo, no meio da manhã.

Alimentos mais nutritivos e energéticos são mais propícios para a primeira opção, já que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Ofereça café orgânico, sucos naturais (nada daqueles de caixinha), vitaminas, pães integrais, queijo branco e iogurte.

Se optar pela segunda opção, foque mais em algumas variações de biscoitos e bolos integrais e sucos, que podem acompanhar frutas e mix de castanhas, oleaginosas e passas. Fuja dos tradicionais salgadinhos e embutidos, dando preferência a receitas que aproveitam integralmente os ingredientes.

3. Opções para servir ao longo do dia

Quem está antenado com alimentação balanceada sabe que comer alimentos saudáveis de três em três horas, em pequenas porções, acelera o metabolismo e ajuda na performance. Por isso, enriqueça o seu evento deixando à disposição, durante todo o tempo, bebidas, como água e sucos leves e sem açúcar (abacaxi com hortelã e limão com maracujá, por exemplo), e frutas, como maçãs, bananas e peras.

4. Para o almoço, ofereça sanduíches e wraps

Lanchinhos saudáveis são uma ótima opção para um almoço rápido durante o seu evento. Dessa forma, você foge das preparações complicadas, gordurosas e pouco nutritivas. Lembre-se de que os participantes já comeram algo leve e não estarão “famintos”, caso já tenha servido o coffee break.

Nesse momento, caem muito bem sanduíches naturais feitos com pão integral, queijo branco ou frango desfiado, wraps de massa integral e petiscos refrescantes, como os de cenoura e erva-doce.

5. Snacks para levar para a palestra

Se o evento que você está preparando for acontecer no período da tarde, sem coffee break e almoço, uma maneira prática e saudável de servir os participantes é oferecer snacks e algumas outras opções de alimentos saudáveis que podem segurar a fome durante as palestras. Aposte, sem medo de errar, nos mix de oleaginosas e frutas. E não se esqueça daquela boa dica de antes: mantenha bebidas frescas disponíveis durante todo o evento.

6. Preparações saudáveis para evento não são caras

Frutas frescas, pães integrais, vegetais e todas as demais opções que citamos no post não são difíceis de encontrar em mercados e também são alimentos de armazenamento fácil. Essa praticidade proporciona economia nos custos.

Além disso, quando pedidos em grande quantidade, o valor de compra dos ingredientes tende a baixar bastante. Então, lá vão duas dicas que valem sempre: pesquise preços e procure pela assistência de uma boa equipe.

Esperamos que você tenha aprendido bastante com as dicas de preparações saudáveis para eventos. Deixe um comentário contando as suas impressões ou alguma experiência que já tenha vivido!