Desde as civilizações antigas, a hospitalidade é um valor muito presente na cultura humana. E essa postura, que atravessa milênios, chegou nas empresas marcando o bom relacionamento entre colaboradores e clientes, que, satisfeitos e bem servidos, terão sempre sua confiança aumentada. Por isso, todo evento corporativo precisa incluir no seu programa uma boa recepção. 

Nesse sentido, o mais importante é servir um menu adequado para cada ocasião e público convidado. Então, no post de hoje veremos como escolher com eficiência a comida para evento corporativo, e como calcular a quantidade para cada tipo de buffet. Continue lendo e confira!

Defina o formato do seu evento

Basicamente, as classificações de um buffet são feitas de acordo com a maneira em que a comida e bebida serão servidas. São três os principais formatos: americano, à francesa e coquetel — que devem levar em conta o tempo de duração, horário do dia e o grau de formalidade. O mais importante aqui é lembrar que, em eventos corporativos, as pessoas geralmente estão a trabalho, portanto, quanto mais funcional, melhor.

Mais prático, o buffet americano é o mais utilizado para esses eventos, em que as pessoas podem ficar mais à vontade. Nele, as pessoas se servem diretamente em uma ou mais mesas dispostas com as comidas e bebidas, e ficam em pé, aproveitando o momento também para interagir com os demais participantes.

Escolha atentamente o menu

Nos dias atuais, a montagem de um menu adequado indica diretamente o cuidado do anfitrião com os seus convidados. Por isso, faz toda a diferença se lembrar das diversas intolerâncias e restrições alimentares na hora de montar o cardápio. E não se esqueça de incluir opções sem carne, sem lactose e sem açúcar, indicando-o sempre em uma plaquinha ou aviso à frente de cada item. Lembre-se: quando o assunto é comida para evento corporativo, é fundamental ter um buffet de confiança.

Calcule bem e evite desperdícios

Para que o seu evento seja bem servido, basta usar a matemática: sempre dá certo, e você evita sobras exageradas. Vejamos um exemplo. Para um café da manhã, calcule por pessoa:

  • 2 copos de bebida (400ml), entre suco, chá, café etc;
  • De 3 a 5 fatias de fruta, ou um copo de salada de frutas. Essas são opções fundamentais para a manhã, pois, além de saudáveis, agradam a maioria e contribuem com as cores na decoração da mesa;
  • 4 a 5 unidades de salgados, que podem incluir sanduíches, assados e tortinhas;
  • 1 a 2 pedaços de bolo ou doce.

Para um evento noturno, adapte o menu

Nesse caso, se você planeja um evento sem jantar, a média calculada é de 15 unidades de salgados por pessoa. Caso seja servido um jantar depois, pode-se prever de 7 a 10 — optando sempre por comidas mais leves, como entradas. A diferença aqui é que o coquetel tem uma duração maior e, nesse formato, você precisará de um serviço de garçom. Contrate cerca de 1 ajudante para cada 15 convidados.

E aí, gostou do post? Com essas valiosas dicas fica mais fácil ainda montar o seu evento e surpreender os convidados da empresa! Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as próximas dicas e ideias direto na sua caixa de entrada!