O fim do ano se aproxima e com ele uma série de oportunidades de confraternizações, inclusive no âmbito profissional, organizadas tanto pelos clientes quanto pela empresa.

Os eventos corporativos celebram um bom índice de vendas, premiações ou até episódios que fazem parte da corporação. Mas você sabia que a sua reputação pode ser negativada conforme suas atitudes durante a festa?

Gafes em eventos corporativos

Por se tratar de momentos descontraídos, as pessoas acham que podem se soltar mais. No entanto, você precisa estar ciente de que essas ocasiões representam uma alternativa de avaliação quanto à continuidade da sua conduta, mesmo fora do escritório.

Não se trata de um encontro com amigos, mas com líderes, chefes e clientes potenciais que observarão o seu comportamento.

Porém, o objetivo deste post não é padronizar regras de etiqueta que devem ser seguidas nesses eventos, mas apontar várias situações desagradáveis que serão lembradas, impactando negativamente a sua carreira. Confira:

1. Exagerar na bebida

Apesar de a bebida estar disponível à vontade, não precisa “liberar geral”, pois você estará rodeado de colegas. Nada pior que ser conhecido no trabalho por apelidos do tipo “manguaça”, “bebum” ou “cachaceiro”, não é mesmo? Além disso, não ter limites com álcool compromete possibilidades de promoção. Então, pegue leve, saboreie a bebida, e lembre-se: não beba de estômago vazio, nunca!

2. Comer demasiadamente

Por falar em estômago, algumas pessoas costumam comer bastante nas festas da empresa, como se o mundo fosse acabar! Mesmo que a empresa tenha organizado um evento com buffet sofisticado, evite exageros e não sobrecarregue seu prato.

3. Levar para casa

Algumas pessoas têm o costume de levar para casa os tradicionais lanchinhos no fim das festas familiares. Porém, nos eventos corporativos, nem considere essa possibilidade: é muito deselegante.  

4. Vestir-se mal

Para algumas pessoas, a temporada de festas é o momento de se livrar das roupas formais. Mas não é na festa do escritório que você deve ousar! Não faz mal caprichar um pouco mais no visual, mas tenha bom senso e vista-se adequadamente, como se vestiria para um dia especial de trabalho em que você tem uma reunião importante. 

5. Paquerar 

Outra gafe que pode assombrar uma carreira, culminando em divórcio ou desemprego, são as “segundas intenções” com os colegas. Além de ser totalmente antiético — motivo o suficiente para não agir assim —, na era das câmeras de celular, paquerar colegas de trabalho pode representar um grande passo para o suicídio profissional.

6. Querer aparecer

Só porque você está em contato com o presidente da empresa, não significa que ele se tornará seu amigo. Talvez ele sequer pretenda falar sobre trabalho nesse momento.

Um bom profissional não precisa “mostrar serviço” em festas, pois ele sabe aproveitar ensejos mais eficazes para ressaltar seu desempenho.

Participar ou não?

Após ler este post, você deve estar se questionando se deve participar da confraternização. A resposta é sim! Não deixe de ir caso não tenha uma boa razão, e trate de comunicar ao seu superior quando algo impedir sua presença. Lembre-se de que a festa é uma oportunidade importante de integração e de descontração entre os membros de uma empresa.

Agora que você já descobriu as maiores gafes em eventos corporativos, relaxe e lembre-se de comemorar seu emprego adequadamente. Tim-tim!