Na hora de organizar eventos, principalmente os corporativos, uma das dúvidas mais comuns é: “O que servir?”. Tal questão surge, principalmente, porque eventos empresariais tendem a ser mais dinâmicos, em sua maioria.

Atualmente, uma nova forma de servir os convidados tem tomado conta da maioria dos eventos e se mostrado uma ótima opção, principalmente quando a intenção é unir praticidade e elegância. Essa tendência ganhou o nome de “finger food”, ou seja, comida para se comer com as mãos. 

De maneira sucinta, é um tipo de cardápio servido de modo que se dispensa o uso de talheres e, por vezes, até de pratos. E quais são as vantagens de optar por esse estilo de servir? A gente responde essa pergunta e dá 6 bons motivos para optar por esse tipo de menu:

1. Oferece praticidade

O principal objetivo do cardápio finger food é ser prático, pois todos os pratos são oferecidos em miniporções, tornando dispensável a utilização de louças para servir os convidados.

2. Encaixa-se bem em eventos variados

Você pode escolher, por exemplo, servir finger food tanto em brunchs quanto em coffee breaks ao longo do dia. Ou seja, esse tipo de cardápio é bastante versátil.

Mas fique atento: há diferenças entre os dois tipos de ocasião, as quais influenciam diretamente na escolha das opções a serem servidas.

3. Adapta-se a eventos realizados em espaços menores

Eventos corporativos, algumas vezes, são realizados na própria empresa ou em locais em que nem sempre há mesas para todos os convidados.

Nesses casos, a proposta de finger food se torna ainda mais interessante, pois os pratos podem ser comidos em pé mesmo, fazendo com que os convidados não tenham necessidade de estar sempre sentados.

Quer saber como otimizar a organização das mesas em seu evento? Confira as nossas dicas.

4. Pode tornar dispensável o serviço de garçons

É possível criar ilhas em que as próprias pessoas podem se servir quando e como preferirem, dispensando até mesmo a contratação de garçons. No entanto, lembre-se de que, nos casos de eventos de maior porte, talvez essa não seja a melhor opção, pois você pode perder o controle da situação.

Além disso, o planejamento e a organização do local devem ser realizados com muito cuidado. Se, por exemplo, essas ilhas forem pequenas demais, encostadas em cantos ou mal distribuídas, dificultando o acesso dos convidados, pode ser que o evento fique tumultuado e que os convidados fiquem com fome. Ou, se não houver alguém responsável pela reposição das bandejas, o evento pode parecer escasso. 

Moral da história? Apesar da economia, sem planejamento essa escolha acabou não valendo a pena.

E você, está com dificuldade em saber qual a melhor opção para o seu evento? Veja algumas dicas essenciais

5. Combina bem com opções saudáveis

Adotando o estilo finger food, é possível oferecer opções saudáveis e muito práticas. Por exemplo, pode-se usar como bases os tomatinhos cereja e as minibatatas, mudando apenas o recheio, o que já garante uma boa diversidade sem deixar a saúde de lado. Outra opção é o uso de frios, tais como o presunto parma e a muçarela de búfala, que trazem um ar sofisticado. 

6. Harmoniza com várias bebidas

Provavelmente, essa é uma das melhores vantagens. As opções de finger food são extremamente fáceis de harmonizar com diversas bebidas (alcoólicas ou não). A escolha dependerá do público e, claro, da ocasião. 

O cardápio ao estilo finger food pode ser um ótimo aliado para o seu evento e fazer toda a diferença. Basta organizar tudo com elegância.

E você, como organiza os eventos de sua empresa? Conte para a gente nos comentários! Quem sabe não podemos ajudar com mais algumas dicas?