Eventos corporativos são realizados pelos mais diferentes motivos, tais como integrar e motivar equipes, fortalecer o relacionamento com parceiros, clientes e fornecedores, agregar valor à marca e promover lançamentos de produtos e serviços, entre outros. Para aproveitar melhor a ocasião, é preciso saber se comportar em evento corporativo adequadamente.

Independente de qual seja o objetivo, o fato é que essa confraternização sempre está repleta de pessoas importantes para a vida profissional dos convidados, ou seja, é um momento certo para um bom networking.

Para não restar dúvidas de como manter uma presença educada e correta, apresentamos a seguir as melhores sugestões de comportamento. Confira!

Use roupas adequadas para um evento corporativo

Apesar de muitos eventos parecerem uma festa entre amigos, com música, bebidas e alegria, é importante não se enganar: essa é uma ocasião profissional e é necessário se vestir adequadamente.

Se for obrigatório um traje específico, como gala ou social completo, provavelmente haverá indicação no convite. Do contrário, vale se vestir de forma menos formal, mas sempre com bom senso e elegância.

Na lista do que deve ser terminantemente evitado estão as peças justas, curtas e decotadas demais para mulheres. Já para os homens, o recomendado é evitar tênis, camisetas, regatas, bonés. Lembre-se que terá a oportunidade de conversar com profissionais importantes da empresa, portanto cuidar da aparência é fundamental.

Evite beber e comer excessivamente

Em todo evento haverá um bufê servindo boas comidas e bebida alcoólica. A regra aqui é manter a elegância e evitar os exageros, sendo indelicado estar o tempo todo comendo algo.

Com relação às bebidas, os cuidados devem ser dobrados, pois, além de deselegante, exagerar no álcool pode fazer você ficar alterado e criar uma péssima imagem diante dos seus colegas e gestores. A dica é beber socialmente, com calma e em pequenas doses.

Divirta-se sem exageros

Se o evento corporativo for uma confraternização de final de ano ou de metas atingidas, é bem provável que o clima seja de festa e descontração. Afinal, todos merecem comemorar os esforços da equipe, mas ainda assim é preciso moderação.

Dançar, conversar e se divertir fazem parte da festa, mas é indicado manter uma boa conduta, sem extravagâncias. Evite dançar de forma sensual e expansiva, brincadeiras constrangedoras ou mesmo perturbar aqueles que preferem ficar sentados à mesa.

Apesar de o momento ser de alegria e celebração, é melhor guardar o entusiasmo mais exagerado quando estiver entre amigos.

Converse e socialize de forma educada

Como já mencionamos no início do texto, o evento corporativo é importante para construir um bom networking e conhecer pessoas estratégicas da empresa. Assim, conversar será algo natural a todos os convidados.

É preciso atenção para não ser invasivo e mal educado. Quando estiver conversando, principalmente com quem não costuma manter contato, preze por assuntos amenos, generalistas, relacionados à empresa ou carreira. Trate de forma gentil e despretensiosa, busque conhecer o seu colega, porém não seja impertinente.

Além disso, evite fofocas, falar de seus assuntos extremamente pessoais ou perguntar para o outro sobre assuntos particulares dele e, sobretudo, não use o evento para falar mal da empresa. Essa é uma ocasião para promover aproximação, portanto amenidades são bem-vindas.

Como podemos acompanhar, para se comportar em evento corporativo é preciso apenas bom senso e educação. E você, como costuma se portar nessas ocasiões? Tem mais dicas a acrescentar? Escreva para nós nos comentários!