O celular virou pau para toda obra. Além de ligações, ele filma, fotografa, exibe notícias, recebe e envia e-mails e muito mais. Este pequeno aparelho já virou uma central de notificações e ações com que nós, se nos deixarmos levar, ficamos o dia inteiro conectados.

O problema surge quando o uso do celular interfere no dia a dia, e você começa a ser taxado de desligado, avoado, distraído e até mal-educado. Se você deixa de interagir com os demais e passa a dedicar toda a atenção ao telefone celular, existe algo de errado que precisa ser consertado imediatamente.

Confira agora as nossas dicas de etiqueta para que você saiba como usar o celular corretamente.

Respeite os demais

Quando as pessoas falam, elas desejam ser ouvidas. Durante um momento de interação com outras pessoas – seja este uma reunião de amigos ou uma conversa informal no trabalho – dedique a sua atenção a quem está a sua volta.  É muito frustrante conversar com alguém que está mais interessado em mexer no smartphone do que prestar atenção ao que está sendo dito. Se precisar atender uma ligação ou mandar uma mensagem importante, se desculpe e peça licença antes de seguir adiante.

Não grite

Atente-se ao volume do seu tom de voz durante as ligações. Ninguém ao seu redor precisa saber sobre o assunto que você está conversando, e muito menos ouvir você aos berros tentando se comunicar. Seja discreto.

Guarde o celular

Durante as refeições, concentre-se em comer e interagir com as pessoas ao seu redor. Ficar em silêncio na mesa mexendo no celular em companhia de outra pessoa é, no mínimo, sem sentido. Ao invés de deixar o aparelho sobre a mesa, guarde-o e coloque-o no modo silencioso.

Tenha bom senso

Teatros, cinemas, bibliotecas, igrejas, cemitérios e hospitais são lugares que pedem discrição e bom senso. Como nas zonas de silêncio, desabilite o som do seu aparelho para não incomodar os demais.

Atente-se para o garçom

O garçom não é fotógrafo e nem está a sua disposição eterna para realizar um pedido enquanto você se distrai com a timeline das suas redes sociais. Quando for realizar o pedido, foque-se nisso ao invés de ficar mexendo no telefone.

Tenha cuidado no trânsito

Você sabia que mexer no telefone enquanto dirige, além de proibido, tem um efeito similar ao do álcool no sangue? Você demora alguns segundos para ter a noção necessária do que está a sua volta após mexer no celular. Por isso, deixe o aparelho guardado enquanto dirige; se for muito urgente, use apenas os comandos de voz, ou pare o carro no acostamento.

Respeite o espaço dos demais

Afaste-se para atender as suas ligações ou fique em um canto mais isolado quando quiser interagir com as suas redes sociais. Não atrapalhe os assuntos que estão sendo discutidos para rir ou comentar algo que está vendo na tela do celular.

Não fotografe desconhecidos

Acidentes de trânsito, pessoas bonitas, pessoas extravagantes… não importa; não fotografe quem você não conhece, pois invadir a privacidade ou expor alguém ao ridículo pode gerar até mesmo um processo judicial. Recentemente, uma professora carioca fotografou um senhor de camiseta e shorts em um aeroporto e postou em suas redes sociais, ridicularizando a maneira como ele estava vestido. O alvo da foto preconceituosa foi identificado e a professora foi processada na justiça.

Deixe o seu comentário no post e nos conte quais são as atitudes das pessoas que mais te incomodam quando o assunto é o telefone celular.