Você não sabe o que fazer com a casca de frutas e legumes? Em vez de jogá-las fora, há muitas maneiras surpreendentes para evitar o desperdício. Essa parte dos alimentos é cheia de sabor e vitaminas, e tem muito a oferecer. Comer as cascas de frutas como uvas, maçãs e amoras, ajuda a reduzir em 23% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard.

Não jogue cascas no lixo! Saiba como reaproveitar alimentos no nosso post de hoje!

Por que reaproveitar?

Se você quer reduzir o lixo doméstico a um mínimo absoluto, tem que parar e pensar por um momento sobre a grande pilha de alimento que acaba na lata de lixo e poderia ser usado para outros fins. Com um pouco de pensamento criativo, é fácil dar nova vida a antigos alimentos. Isso não só vai reduzir o desperdício de alimentos, mas também poupar algum dinheiro.

Cascas de frutas são perfeitas para fazer chás e infusões, funcionam muito bem como cosméticos naturais e também são muito úteis na limpeza doméstica.

Como reaproveitar?

Faça uma infusão

Laranjas, tangerinas, limas e limões podem ter uma segunda vida. A casca dessas frutas nos oferece muitas possibilidades saborosas. Uma opção é fazer infusões: é fácil de fazer e oferece excelentes resultados. Basta deixar o seu sabor se infiltrando numa bebida quente por algumas horas, coar, adicionar mel e guarde na geladeira em um frasco de vidro ou num pote. Adicionar cascas de maçã é perfeito para o chá de outono ou para um café da manhã.

Aproveite as cascas dos legumes para fazer uma sopa

Você sabia que a casca do alho e da cebola tem mais nutrientes do que a carne? Portanto, uma boa ideia é maximizar os benefícios da casca destes alimentos aromáticos e usá-las para fazer um bom caldo de legumes para reaproveitar alimentos. Para deixar a sopa mais encorpada acrescente batatas, cenouras ou de alho-porro.

Vegetais murchos como aipo ou cenoura esquecidos no fundo da gaveta da geladeira, ainda podem ser usados para fazer uma sopa. Se você não quiser usá-los imediatamente, pode reviver a alface murcha, aipo e outras ervas colocando-os sob água corrente fria por alguns minutos.

Adicione perfume à casa

Cascas de frutas cítricas também servem para perfumar a nossa casa. Basta secar e adicionar outros elementos aromáticos, tais como cravo, canela, baunilha ou algumas gotas de óleo essencial orgânico e colocar tudo em um objeto decorativo para que a misture libere um aroma muito estimulante.

Faça o seu próprio produto de limpeza

O limão é um poderoso desengordurante, o que torna esta fruta um ingrediente perfeito para produtos de limpeza. A casca de limão é muito útil para eliminar a sujeira da cozinha ou em cantos difíceis. Basta ferver um pouco d’água com casca de limão picada. Após a fervura adicione uma xícara de vinagre e deixe descansar por uma hora. Casca de limão também pode ser usada para limpar talheres, louças e objetos de cobre. Cascas de maçã, devido a sua acidez, servem para remover a sujeira endurecido de panelas e frigideiras.

Mas atenção: ao manusear o limão, tenha cuidado e evite sair ao sol sem lavar as mãos, pois ele pode causar manchas, hein?

E você? Reaproveita os alimentos? Comente com a gente e continue acompanhando o nosso blog!