Um evento é sempre uma ocasião importante, e seus anfitriões desejam que tudo saia perfeito e que, acima de tudo, seus convidados sintam-se à vontade. Uma boa organização de eventos é sempre trabalhosa, e um dos tópicos que mais pode demorar a ser definido é a disposição e organização das mesas para que todos aproveitem o evento.

Neste post você poderá conferir algumas dicas de como dispor as mesas para cada tipo de evento e, ainda, como arrumá-las para receber seus convidados sem abrir mão do estilo e da sofisticação. Continue a leitura e aproveite!

Disposição das mesas

A maneira como as mesas ficarão expostas no salão é muito importante para o sucesso do seu evento. Nesse momento, é preciso pensar na festa como um todo: onde ficará o DJ, para que nenhuma mesa seja colocada muito próxima às caixas de som; qual deve ser o tamanho das mesas para que sejam adequadas ao esaço e para que nenhum convidado tenha de se sentar longe de seus familiares ou amigos; ou como não colocar uma mesa muito longe ou muito excluída do restante do evento.

Para isso, alie conforto e elegância ao escolher as cadeiras: uma festa pode durar muitas horas, e algumas pessoas passam a maior parte desse tempo sentadas. Fique atento também ao modelo da mesa: por mais que elas não apareçam e fiquem embaixo da toalha, as de pés muito grandes podem atrapalhar os convidados e deixá-los desconfortáveis, por exemplo.

Decoração e louça

Além da experiência em si, um bom evento é aquele que chama atenção pelo bom gosto. E, nesse quesito, as mesas são um dos pontos altos da decoração, já que seus convidados passarão horas ao redor dela. Por isso, invista sempre em toalhas de boa qualidade, com cores que conversam com o restante da decoração da festa. Velas, flores, e um cardápio bem feito, com tudo o que será servido, são detalhes que não passarão despercebidos pelos convidados. 

A louça deve seguir o padrão do restante da festa. Se for durante o dia, invista em louças com motivos florais e cores mais claras; à noite, é possível ousar com peças metalizadas e a mistura de branco e preto, que traz um ar elegante e sofisticado para qualquer decoração.

Montagem da mesa

Coloque na mesa, no máximo, 4 copos, e os disponha na ordem em que serão usados: vinho branco, vinho tinto, água e champanhe — sempre seguindo a ordem de dentro para fora a partir do prato. Se não for servir alguma dessas bebidas, retire o copo correspondente.

Os pratos devem ser colocados de acordo com o cardápio e devem ser empilhados por tamanho (o sousplat sobre o prato fundo, por exemplo). Os guardanapos de tecido podem vir em cima dos pratos ou à esquerda dos garfos, que, por sua vez, devem ficar à esquerda do prato, também em ordem de uso seguindo a mesma lógica (salada, depois prato principal, depois peixe, por exemplo). As facas seguem a mesma, do lado direito. Já os talheres de sobremesa têm seu lugar garantido acima dos pratos.

Organizar as mesas para um evento é algo que exige um bom senso de detalhe e uma grande atenção. Essas dicas podem garantir uma mesa bem montada, com bom gosto e muita sofisticação. Seguindo todas elas, seus convidados se sentirão bem-vindos e saberão que você cuidou de tudo para que se sentissem à vontade!

Ficou com alguma dúvida sobre a organização das mesas ou tem alguma dica para deixá-las ainda mais bonitas? Deixe seu comentário no espaço abaixo!