Durante décadas, descartamos partes importantes dos alimentos sem saber que era possível fazer deles novos pratos deliciosos.

Aos poucos, conforme se ampliou o debate sobre o desperdício de alimentos e a sustentabilidade, foram surgindo novas receitas, criadas por talentosos gastrônomos preocupados com o uso integral dos alimentos e com a capacidade de reaproveitamento daquilo que, até então, era considerado como sobra.

Confira, a seguir, 6 opções de receitas sofisticadas que utilizam os alimentos integralmente para você servir em seus eventos

1. Salada de casca de abóbora

Para esta receita, são necessárias duas xícaras da casca de uma abóbora paulista, uma xícara de chá de tomates picados, meia xícara de cebola em pequenos cubos e duas colheres de sopa de azeite.

Para fazer, basta lavar a abóbora, descascá-la e passar a casca em um ralador. Ferva a água em uma panela e cozinhe a casca de abóbora por cerca de 10 minutos. Feito esse procedimento, escorra a água e reserve as cascas na geladeira. Depois de geladas, junte as cascas com o tomate, a cebola, o azeite e os temperos de sua preferência e sirva em seguida.

Além de prática, essa receita é extremamente saudável, com baixa quantidade de calorias.

2. Charutos de folha de beterraba recheados com talos de agrião

As folhas da beterraba caem bem em saladas, mas quem quiser usá-las para fazer um prato quente pode optar por uma adaptação de um clássico da cozinha árabe.

Para fazer os charutinhos de folha de beterraba recheados, você precisará de algumas folhas inteiras, talos de agrião, caldo de galinha, duas colheres de sopa de manteiga, três colheres de sopa de farinha de trigo, queijo parmesão ralado e duas xícaras e meia de leite morno. 

Primeiro, ferva as folhas da beterraba no caldo de galinha. Depois, recheie-as com os talos de agrião, a cebola e um talo da beterraba (precisa ser fervido antes). Repita o processo com todas as folhas e coloque os enrolados em forma de charuto dentro de um refratário.

Feito isso, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo e o leite aos poucos para fazer um molho branco. Adicione o sal e os temperos que quiser e deixe cozinhar. Depois de pronto, coloque o molho sobre os charutinhos e salpique o queijo. Por fim, leve tudo ao forno para gratinar e sirva logo em seguida. 

3. Torta de frango com talos de vegetais

Para fazer este prato, basta seguir a receita tradicional de uma massa de torta de liquidificador. O segredo está na adição dos talos de vegetais (brócolis, couve, couve-flor).

Os talos deixarão a massa verde e com um sabor muito leve. Para rechear, é possível usar apenas o frango desfiado e refogado, mas você pode adicionar mais alguns talos a gosto. 

4. Brigadeiro de casca de banana

Pegue as cascas limpas de três bananas (picadas) e coloque-as em uma panela com uma xícara de açúcar, mexendo para não queimar.

Adicione 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, 1 xícara de leite morno, 2 colheres de achocolatado e 4 colheres de farinha e mexa até desprender do fundo da panela.

Quando a massa esfriar, faça as bolinhas e finalize os brigadeiros com o granulado.

5. Bolo de casca de banana 

Outra opção para as casas de banana é fazer um bolo. Bata as cascas de quatro bananas com duas xícaras de leite, duas colheres de sopa de manteiga e três xícaras de açúcar.

Acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexa bem para incorporar os ingredientes e, depois, leve a massa para assar em fogo médio por 30 minutos. Use a polpa das quatro bananas para fazer uma calda com açúcar para finalizar o bolo. 

6. Água aromatizada com abacaxi

Esta é uma receita sofisticada e muito simples: basta mergulhar cascas de abacaxi e folhas de hortelã em uma jarra de água e deixar o líquido por algumas horas na geladeira para absorver o gosto da fruta. Fica uma delícia e muito refrescante!

Neste post, você viu algumas receitas sofisticadas para servir bons pratos com aproveitamento total dos alimentos. Lembre-se de que aliar economia e sustentabilidade é sempre muito importante! 

Gostou das dicas? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a aproveitarem melhor os alimentos com sofisticação!