Muitas coisas diferenciam uma boa festa de uma festa inesquecível, mas nada é mais importante para separar as grandes festas dos desastres do que a comida. O buffet é parte fundamental de um grande evento — seja particular ou corporativo. Um serviço ruim faz com que todo o planejamento vá por água abaixo.
Por isso, é muito importante ter em mente algumas dicas na hora de contratar um buffet. Desde o menu até a logística, tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes.
Então fique de olho para não errar na contratação. Confira 7 coisas que você tem que saber na hora de escolher o buffet!
1- Menu
O cardápio oferecido pelo buffet precisa ser abrangente para agradar os mais diversos paladares, desde os que comem de tudo até os veganos e intolerantes à lactose. É preciso pensar de maneira ampla, e quanto mais opções forem pensadas, mais valorizado será o seu evento. Cada buffet monta os cardápios como quiser, porém, para acertar na contratação vale experimentar alguns dos pratos oferecidos para saber qual combina melhor com o tipo do evento.
Outra dica legal é perguntar sobre as especialidades do buffet. Em alguns casos, elas podem ser o sucesso do seu evento!
2- Tipo de evento
Esta definição é muito importante para dimensionar, orçar e escolher qual vai ser o cardápio. Um coquetel para 50 executivos apresenta exigências bem diferentes de uma festa familiar para 50 pessoas. Na hora de iniciar o processo de escolha do buffet, é bom ter em mente qual a temática e quais as características do seu evento.
3- Orçamento
O cálculo do valor dos serviços de um buffet leva em conta dois itens: a opção do cardápio escolhida e o preço por pessoa. Para não criar dívidas ou subdimensionar o evento, a melhor maneira é tentar confirmar com a maior precisão possível o número de convidados. Feito isso, passe a analisar os cardápios oferecidos e o preço cobrado por pessoa. Em algumas cidades, a diferença de preços entre os buffets pode ser muito grande, por isso vale a pena pesquisar a melhor relação entre custo benefício.
4- Bebidas
Alguns buffets oferecem bebidas, outros são focados apenas na comida. Se for o caso de oferecer os dois, na hora de contratar, certifique-se do que está no pacote: quais são as marcas das bebidas e a alocação delas em freezers e geladeiras.
5- Serviços adicionais
Para finalizar a escolha, vale saber quais são os itens — além dos comes e bebes — que estão no pacote. Buffets podem oferecer também serviços de garçons, barmans, além de mesas e decoração para o seu evento.
6- Logística
A logística é muito importante para o sucesso da sua festa. Saiba quantos funcionários são disponibilizados para o evento, qual o cálculo de convidados por funcionário e se o buffet deixa uma pessoa no comando geral de toda a sua equipe.
7- Referências
A capacidade de solucionar os imprevistos é algo difícil de mensurar em um serviço de buffet no momento da contratação. Por isso, o melhor jeito é ir atrás das referências. Procure por menções do buffet nas redes sociais e no Google, vá até sites como o Reclame Aqui e procure se informar com antigos clientes sobre a qualidade do serviço e se houve algum tipo de problema. Hoje em dia, é muito mais fácil conseguir conhecer a reputação de uma empresa. Não deixe de checar a internet, ela pode ser uma aliada poderosa para evitar fiascos.
Essas são algumas dicas para escolher bem na hora de contratar o buffet. Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude mais organizadores de eventos a acertar na hora de contratar um buffet!